top of page

Como podemos minimizar os impactos da crise em nossas vidas? A importância do planejamento e da proa

A pandemia do coronavírus está impondo cenários incertos e desafiadores para todos nós e a forma como reagimos poderá determinar as condições nas quais atravessaremos e sairemos da crise.

Vivemos uma crise sem precedente causada pelo Covid-19 e, por isso, determinar suas derivações torna-se uma tarefa muito difícil. Estamos todos vulneráveis. Precisamos encarar o aspecto destrutivo do momento pelo qual passamos e a real necessidade que temos de nos prepararmos para o desenvolvimento de cenários particularmente desconhecidos e para as mudanças que isso implicará. Diante dessa realidade que se desenha diante de nós, ficar paralisado não é a melhor opção. Precisamos agir apesar da insegurança. As medidas que vêm sendo adotadas pelo governo são de extrema importância, mas não serão capazes de, sozinhas, resolver todos os problemas causados pela crise. Trazer a responsabilidade para cada um nós poderá fazer toda a diferença.

Estamos em estado de emergência e as evidências indicam que a maioria dos brasileiros não possui uma reserva financeira, o que agrava ainda mais o cenário do nosso país. Independente de qual seja a sua situação, será importante criar estratégias para enfrentar as dificuldades que possam surgir. E o que podemos fazer? Primeiramente será necessário encarar suas finanças. Você e sua família terão que falar sobre dinheiro. Se nunca fizeram isso, precisam fazer agora. Saia da zona de conforto. Este é o momento de entender os caminhos do seu dinheiro, pois aquilo que não se pode medir, não se pode administrar. Identifique e liste todas as receitas e despesas familiares. Discuta as prioridades. Estabeleça limites. Destine os recursos para os gastos essenciais, ou seja, aqueles que são necessários e não podem ser adiados. Defina quais despesas podem e devem ser eliminadas e aquelas que deverão aguardar a disponibilidade de recursos. Evite desperdícios a qualquer custo. As necessidades imediatas são inúmeras, porém é necessário reduzir ao máximo o custo de vida agora. Você poderá precisar de recursos por algum tempo. Reserve o que for possível para o futuro. Organize seu orçamento familiar. Ajude quem você puder, da forma que você puder. Busque notícias de fontes confiáveis e mantenha-se informado. Examine os fatos racionalmente e reflita sobre como poderá se preparar para os cenários que, porventura, se desenharem para você e sua família. Fique atento para realizar os ajustes necessários. Capacite-se, estude, aprenda alguma coisa nova enquanto estiver em casa. O desenvolvimento pessoal e profissional proporcionará a você mais recursos para driblar a crise e sair dela melhor do que entrou. Além disso, pode ser uma forma de se manter positivo e otimista durante o período de isolamento social. Busque uma renda extra. Pense em serviços ou produtos que possam ser entregues remotamente, on-line ou por delivery. Procure oportunidades ou parcerias para atuar com profissionais ou em empresas que continuem tendo demanda durante a crise, mesmo que isso signifique ter que pausar sua atividade principal em um momento em que não é possível obter renda através dela. Negocie seus contratos de forma que possa honrar seus compromissos e de maneira que atenda ambas as partes. Renegocie dívidas, caso as tenha. Se necessário, faça o processo de portabilidade. Pesquise e compare as taxas de juros e o custo efetivo total das linhas de crédito disponíveis. Nunca utilize o crédito rotativo do cartão e cheque especial. Essa é a linha de crédito mais cara do mercado e a mais acessível. Caso você já esteja utilizando uma delas considere quitar essa dívida utilizando outra linha de crédito mais barata.

Depois de implementar todas as sugestões acima, se ainda entender que precisará tomar crédito, pesquise as opções, entenda exatamente o custo e o tempo que levará para pagar a dívida. Negocie para obter as melhores taxas de juros disponíveis. Planeje suas ações. Cuide da sua saúde física e mental. Peça ajuda se precisar! Estamos em casa, com nossas crianças, fazendo o trabalho doméstico e precisando nos reinventar profissionalmente. Estamos trabalhando mais do que nunca com um objetivo em comum. Procure manter o equilíbrio. O momento é de privações. Estamos privados de nossas atividades habituais, do convívio social e do contato com a natureza. Privados do consumo que move nossa economia e precisando lidar com isso da melhor forma possível. Disciplina e comprometimento de todos os membros da família é o caminho. Por isso, conversem sobre o que está acontecendo e sobre os possíveis impactos em suas vidas e na sociedade. É preciso que a situação esteja muito clara para que todos se envolvam e contribuam com as ações e empenho necessário para vencer esse desafio que a vida nos impõe. O que fizermos hoje irá determinar onde estaremos amanhã. Dê o seu melhor e não desista!

@daniellelacerda_planfinanceira

contato@daniellelacerda.com.br

(24) 99289-4521

(24) 99289-4521


 POSTS RECENTES: 
SIGA O CEC
  • Facebook B&W
bottom of page